25 de setembro de 2020

Qual tipo de auditoria é a melhor para minha empresa?

Os serviços de auditoria fortalecem a confiabilidade nas informações e tem se tornado essencial nas relações comerciais. Confira por onde começar e qual das frentes de trabalho é a melhor para a sua empresa!

Realizar uma auditoria demanda muita atenção, uma vez que cada detalhe constatado é essencial. O procedimento garante que os processos internos de uma organização sejam realizados com absoluta transparência, demonstra um compromisso com a qualidade e passa segurança a todos. Assim, contribui inclusive para o aumento de credibilidade em seu segmento.

Embora não seja de senso comum, quando falamos de tipo de auditoria existem diversas frentes de trabalho. Com um de nossos artigos você já percebeu que necessita de uma auditoria, agora conheça o tipo ideal para a sua empresa.

Processos até a auditoria

Por ser um processo de extrema delicadeza e importância, existem algumas etapas que devem ser concluídas antes de iniciar de fato algum tipo de auditoria.

O tipo de auditoria contábil, por exemplo, é feito para passar segurança a quem está recebendo a informação contábil. De que aquela informação de fato reflete o negócio, sem distorção relevante. Seja banco, fornecedor e até mesmo a diretoria da empresa, trata-se de uma auditoria porque são necessários vários procedimentos específicos que exigem que um auditor certificado faça a emissão. 

Existe um outro trabalho, chamado de revisão limitada, que está acima da contabilidade. No processo de revisão, há uma análise de se os saldos contábeis refletem a realidade do negócio, porém seus procedimentos são menores que no caso de algum tipo de auditoria. 

Por onde começar?

Nunca fez uma auditoria ou está com dúvidas sobre o que fazer? Confira por onde deve começar:

  • Contador fiscal: para quem não fez nenhum tipo de auditoria;
  • Revisão limitada: para quem já fez o tipo de auditoria adequado e quer ir para o próximo passo;
  • Auditoria: para quem já fez a revisão e deseja de fato uma auditoria.
qual tipo de auditoria é a melhor para a minha empresa?
Siga os primeiros passos para realizar o tipo de auditoria desejada

Tipos de auditoria

Fiscal

Dentro do tipo de auditoria fiscal, de tributação/impostos, existem diversos tipos de auditoria. Auditoria para ver se os impostos estão corretos, para tributação dos itens, para verificar se tributação está de acordo com o produto/município/estado, etc. Há várias outras declarações acessórias que precisam passar por uma revisão e analisar se a informação da contabilidade condiz com o que está registrado no sistema. 

Financeira

A parte financeira conta com a checagem do faturamento, se a empresa de fato recebeu o valor ou está em aberto. Verificar se o processo de compra passou por uma aprovação, se as notas que deram entrada no sistema foram checadas com o processo de automação e se o valor gasto era o que de fato deveria ter sido pago.

Estoques

Outro viés é o tipo de auditoria dos estoques, também conhecidos como inventários. O que se tem no estoque, realmente reflete o que tem em seu controle? Procedimentos como de alimentação de estoque e o de saída, dão segurança de que é o processo mais consistente? Sem riscos de fraudes ou erros?

Contábil

Para a já mencionada contábil, o quadrimestre do ano é muito importante, pois é o momento ideal para a preparação da auditoria. É o momento para a pré análise de informações do ano corrente, a estruturação dos pontos de controle a serem ajustados e nos primeiros meses do ano seguinte, realizar análises e pontuações específicas.
qual tipo de auditoria é a melhor para aminha empresa?
Veja também nossa série sobre A Gestão dos 4F's em Tempos de Crise

Os benefícios de uma auditoria

Até agora, você conheceu os quatro grandes tipos de auditoria, que se desdobram em vários produtos e soluções em cada um deles. Mas o que se pode esperar dos benefícios?

  1. Segurança a quem quer que seja: banco, investidor, fornecedor, sócio, etc. A segurança de que aquilo que você está vendo, passou por um processo de checagem, de verificação externa, e que alguém externo está indicando se está certo ou errado e porquê está errado;
  2. Maior limite de crédito: muitas empresas usam o tipo de auditoria contábil como um subsídio de informações para banco ou fornecedores, almejando um maior limite de crédito ou taxas melhores. Em empresas com contabilidade auditada,  há menos probabilidades de ter problemas, então a taxa de risco acompanha essa questão;
  3. Menor risco: por exemplo, em relações fiscais. As vezes o produto está sendo tributado ou sendo feito errado portanto as informações não cruzam com as enviadas aos órgãos estadual, municipal e federal;
  4. Geração de oportunidades: enxerga a possibilidade de tributação ou crédito diferentes ou percebe itens que são possíveis de abater no imposto de renda como contribuição social.

Faça sua auditoria conosco

Seja qual for o tipo de auditoria que a sua empresa precisa, conte com a Value.

Temos clientes espalhados por todo país, atuando em diversos segmentos da economia. Nossa equipe sólida e especializada atende com excelência a demanda de cada mercado.

Agende uma consulta conosco.

 

>>> Leia também: Você sabe se a sua empresa precisa de uma Auditoria? e confira o depoimento de Marcelo Alvo, superintendente da Recco que comenta sobre as ações da Value na empresa:

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
Digg
Telegram
WhatsApp
Programa Treinee
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.
Trabalhe Conosco
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.

Quer encontrar o investidor perfeito para o seu negócio?