22 de outubro de 2020

Elabore seu orçamento empresarial com assertividade

De alguma forma, seja positiva ou negativa, todos fomos impactados pela pandemia. Saiba como trabalhar o seu orçamento financeiro e preparar sua empresa.

Antes de falar sobre o orçamento financeiro propriamente dito, é muito importante saber o que se precisa ter: uma diretriz estratégica. Sem ela, ficamos navegando sem rumo e o orçamento acaba sendo apenas uma peça dentro da gestão, apenas para afirmar que existe um.

Não faz sentido demandar tempo e energia para montar um orçamento financeiro onde as pessoas não participam, não estão engajadas e muitas vezes até a diretoria não fornece o apoio necessário para tal. Portanto, ter diretrizes estratégicas é fundamental.

As diretrizes estratégicas importantes

Agilidade, pivotagem e execução são requisitos que farão muita diferença, portanto trago um exemplo do que são e qual a importância como diretrizes estratégicas:

No Talk com Investidores realizado pelo Portal Gestão da Crise, Camila Farani, do Shark Tank, trouxe um case muito claro: a Cat My Pet, empresa que foi extremamente impactada na época devido à pandemia. Em apenas duas semanas, foi capaz de desenvolver um álcool em gel para passar em pets que saem à rua e podem ter contato com alguém contaminado pelo Covid-19.

O álcool em gel, além de proporcionar assepsia, também possui uma propriedade não prejudicial aos animais. Consequentemente, a empresa “explodiu” com esse produto inovador, que está fazendo toda a diferença em seu portfólio.

Para tamanho sucesso foram necessárias as três diretrizes estratégicas antes mencionadas: agilidade estratégica, a condição de pivotar e a base de tudo que foi a execução.

Orçamento financeiro

Em Londrina, também tivemos um case de sucesso. Uma empresa de material de limpeza que, quando os casos de Coronavírus começaram, parou imediatamente toda a produção de produtos de limpeza e focou somente na produção de álcool em gel.

É claro que atualmente todos já estão produzindo o produto, mas a empresa destacou-se por ser uma dos primeiras. Quando as outras empresas foram começar a produção, já havia a falta de matéria-prima, portanto sua agilidade, pivotagem e execução foram fundamentais.

Esse equilíbrio entre mindset e noção é muito importante. Então, para que tudo isso seja feito de uma forma muito racional e haja a condição de trazer a estratégia em números, precisamos utilizar a ferramenta do orçamento financeiro.

Metodologias para um orçamento financeiro

Como fazer esse orçamento financeiro que trará base para que você seja capaz de decidir de forma ágil e pivotar? Primeiro, vamos analisar as metodologias mais conhecidas:

Histórica

A mais comum e mais utilizada, porém devemos nos atentar ao fato de que, ao mesmo tempo que existem muitos controllers e gerentes financeiros trabalhando com base histórica de uma forma muito embasada e muito boa, há também quem baseia-se apenas os dados do ano anterior e sem mais nenhuma outra base ou fundamento, projeta o futuro.

O orçamento financeiro é mais que isso, é o momento para discutir estratégias, analisar as contas uma por uma, e não somente olhar o histórico. Fazer seu orçamento olhando unicamente seu histórico também não é confiável, pois seu segmento foi impactado de alguma forma em algum momento da pandemia.

Matricial

É uma metodologia muito rica, uma diretriz por núcleo de despesa, análises horizontais e verticais. Já houve caso de empresa que reduziu sua despesa fixa em 30%, o que não é fácil.

Esse tipo de orçamento financeiro sempre irá apontar onde tenha excesso, mas o problema é que cortar excessos demais acaba sendo prejudicial. Ou seja, não terá estrutura na sua empresa caso haja alguma mudança, já que a falta de estrutura não será capaz de aguentar.

Obz

Com a implementação do Obz, orçamento base zero, temos cases de sucesso de empresas que deram muito certo, mas também temos casos das que implementaram e quase colapsaram. Esse método constitui em planejar o orçamento financeiro como se a empresa não existisse previamente.

O risco de errar é muito grande se utilizar somente o obz, principalmente para quem está fazendo pela primeira vez. A recomendação é usar obz juntamente com a base histórica, porque depois basta comparar. Após o segundo ano de orçamento em diante, o obz fica mais maduro e a chance de errar diminui.

Essas são as três metodologias mais conhecidas e todas possuem suas próprias riquezas. Mas qual metodologia recomendamos para o orçamento financeiro? A customizada.

Estamos em um momento de incertezas e em um cenário nunca antes vivido, não sabemos o quanto isso pode impactar nos próximos anos. É um momento de muitas reformas e temos que criar um sistema customizado onde seja possível trazer as três metodologias e realizar orçamentos diferentes para realidades diferentes.

Peças para o orçamento financeiro

Confira algumas das peças orçamentárias essenciais para um orçamento financeiro:

1) Projeção do DRE por unidade de negócios

Muitos falam de orçamento financeiro quando tem apenas um DRE, sendo que na realidade este é apenas parte do orçamento. Precisamos de um DRE o mais aberto possível, porque quanto mais você abre, mais as chances de achar um desperdício ou algo que dê para ser enxugado.

2) Projeção de MC

Não rateie a projeção de marcha de contribuição, deixe para depois da DRE consolidada.

3) Projeção de balanço patrimonial – modo gerencial

Muitas vezes fazem DRE e MC mas se esquecem do balanço. O balanço é a prova dos 9, é ele que fundamenta seu DRE e vai ter fornecer uma informação importante: o capital de giro para o ano que vem.

É o balanço patrimonial que te fornece os itens 4 e 5 abaixo.

4) Projeção de fluxo de caixa

Fluxo de caixa nos dois modelos: método direto e indireto.

5) Projeção de NGC e ciclo financeira

Por área de negócio.

As empresas que estão indo muito bem atualmente, é porque fizeram a “lição de casa” de ter uma estrutura de capital adequada para poder suportar esse aumento de vendas. De nada adianta ter esse aumento sem uma estrutura de capital adequada.

Sem o capital necessário, ou você não conseguirá atender e faltará dinheiro para a matéria-prima, ou irá atrás de um banco para obter uma captação muito cara, onde tudo o que for agregada de margem de contribuição vai para pagar os juros. Portanto, às vezes vender mais não significa ser a melhor estratégia.

Quem diz isso? O orçamento e essas cinco peças orçamentárias.

Indicadores estratégicos em tempos de crise

Já falamos dos dois primeiros indicadores estratégicos, agora é a vez do EBITDAC:

EBITDAC

Você viu a caneca que a Amazon lançou em plena pandemia, adaptada ao EBITDA? Teve uma repercussão, virou meme e levou a muitas empresas discutirem se faz sentido ou não.

Nós, da Value, convidamos você da área de controladoria e/ou finanças para entender sobre os ajustes do EBITDA no momento de pandemia. Confira abaixo uma prévia do conteúdo preparado, e caso tenha interesse você pode acessá-lo clicando aqui.

Criação dos cenários

Por fim, vamos falar sobre a fundamentação do orçamento financeiro, que consiste na criação do cenário. Entre esses cenários, existem 4 que fazem sentido para qualquer empresa para poder acompanhar o que está acontecendo na realidade. Os cenários VUWI:

Cenário V. É o que o governo está acreditando: uma retomada muito rápida da economia. Talvez faça sentido você projetar um cenário onde tenha uma retomada com essa rapidez.

Cenário U: É um pouco mais conservador, onde a retomada da economia será um pouco mais lenta.

Cenário W: A visão um pouco mais pessimista, que dizem que não vai acontecer tão rápido, nem tão lento. Ao contrário, teremos muito tempo de oscilação de mercado devido a esse cenário de incerteza.

Cenário I. Basicamente caiu e não sabemos quando irá voltar.

Orçamento financeiro é com a Value

Percebeu a complexidade de um bom orçamento financeiro? Graças a ele, sua empresa estará preparada para qualquer adversidade que venha acontecer nos próximos anos.  Conte com a Value para a elaboração de orçamento empresarial da sua empresa!

Vamos conversar?

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
Digg
Telegram
WhatsApp
Programa Treinee
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.
Trabalhe Conosco
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.