27 de outubro de 2020

EBITDAC: novo indicador a ser acompanhado

Um novo conceito da caneca lançada pela Amazon, que proporcionou uma discussão sobre um novo indicador financeiro em tempos de pandemia, chamado EBITDAC.

O conceito de EBITDAC

Antes de começarmos a falar profundamente sobre esse tema,  trouxemos a tradução de um depoimento de Martin Wolf, editor-chefe da Financial Times (Londres), sobre esse momento tão difícil que estamos passando:

“Como o mundo pode ser diferente após a pandemia? A resposta mais importante é que nós realmente não sabemos, isto é uma experiência completamente nova. Em termos do que está causando uma crise econômica e social: a pandemia e a natureza de resposta por governos para fechar economias. A combinação é sem precedentes. 

Tivemos crises que começaram na economia real como crise do petróleo, tivemos crises financeiras, mas estas coisas estão acontecendo todas juntas e impulsionadas por uma doença nova. E por causa disso, nós não sabemos o que vai acontecer nos próximos dois ou mais anos, e isso vai abalar o mundo pós pandemia.”

Ele comenta sobre esse momento tão grave de incerteza que nós passamos no cenário econômico e financeiro, e os impactos que essa pandemia terá nos negócios. E então, a partir disso, surgiu o conceito de EBITDAC, que é o EBITDA ajustado no período de Coronavírus.

O que é EBITDA?

EBITDA é um termo em inglês e aqui no Brasil o chamamos de LAJIDA, que consiste em “Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”, e no inglês “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”. Ao acrescentarmos o C de Coronavírus, temos o EBITDAC.

Quando você calcula o EBITDA partido das demonstrações contábeis é o que nós chamamos de normalização do EBITDA, que são ajustes comuns ajustes de ambientes no mercado. Ajustes como perdas extraordinárias: um incêndio, um roubo ou algum fator que não é realmente comum em uma empresa.

Benefício de sócios não são algo extra dentro da empresa, que você possa fazer um ajuste. É diferente de regime de caixa e regime de competência, membros da família que são inativos mas tem algum tipo de remuneração (comumente visto em empresas familiares), é a seletização de PJs. Para fazer um EBITDA ajustado faz-se uma conta considerando a seletização dessas pessoas que sejam não recorrentes, tanto receita quanto despesa.

O EBITDA é ajustado com receitas e despesas de pessoas não recorrentes

EBITDAC pelo mundo

O que tem-se feito muito no mercado durante a pandemia, onde as empresas foram muito impactadas e isso fugiu totalmente da normalização dos negócios, foi adotar os ajustes desse período de coronavírus para fins de EBITDA. Foi assim que surgiu o novo indicador chamado EBITDAC.

Já existem grandes empresas no mundo, como Alemanha, Estados Unidos e Espanha, que o estão adotando e publicando em suas notas explicativas. Fazem os ajustes e explicam quais seriam os resultados obtidos em um cenário normal, de não pandemia. 

Aqui no Brasil, já existe pela CVM a instrução normativa 327, que trata sobre esses temas relacionados a EBITDA, ou no português, LAJIDA. Nesta instrução normativa, trouxe uma padronização do ajuste, do que pode e o que não pode ser feito. Essa instrução normativa já é antiga, de 2012. 

Defensores e opositores

No mundo inteiro, o EBITDAC tem sido muito polêmico. Há quem defenda que, devido a esse cenário de incerteza e ao impacto tão grande aos negócios, é justo que se faça os ajustes necessários. Isso porque houve uma série de despesas anormais à sua atividade, como demissões, multas contratuais, renegociações, ampliação de prazos. 

Aquisição de despesas que não fariam sentido em um cenário comum, como a diminuição do número de pessoas em linhas de produção e o impacto de trabalhar em Home Office. Tudo isso tem impacto nas despesas operacionais, portanto é necessário somar esses itens que impactaram seu resultado para que você tenha um EBITDA mais real.

Há também quem é contra o EBITDAC. Quem tem esse posicionamento, analisa o fato de não sabermos se essa fase de pandemia vai demorar mais um ano ou mais três meses, é muito imprevisível. Pode ser que depois dos negócios voltarem à normalidade, talvez não volte ao que era antes, portanto não existe lógica em trabalhar com o conceito de EBITDAC.

E então, como ninguém pode responder essas dúvidas com precisão, não deve-se adicionar as despesas que ocorreram nesse período de pandemia para fins de cálculo, para fins de apuração de crédito. 

Bancos, agências e empresas

Os bancos e agências de Rating não têm concordado com a questão de EBITDAC, alegando sua subjetividade e que não têm levado em conta os impactos do coronavírus para fins de avaliação de crédito e risco. Por outro lado, empresas como Venture Capital e Private Equity possuem um entendimento mais maduro.

Elas acreditam que os negócios tem sim esse impacto, e que deve-se avaliar se as empresas estão conseguindo transformar esse “limão” em “limonada”, do ponto de vista de pivotar seus negócios e os trazerem de uma forma mais on-line de poder. É trabalhar a escalabilidade, desenvolver novos produtos, repensar as estratégias.

E então, os Venture Capitals têm sido mais exigentes, mais avessos ao risco, porém olham os negócios de uma forma diferente e entende seus Valuations. Não dá para realizar um Valuation unicamente baseado no EBITDA atual, mas sim que existem alguns itens possíveis de ajustar e tratar como EBITDAC. 

Valuation Report disponibilizado pela Value para você!

Nossas recomendações

Quando o assunto é EBITDAC, existem os dois lados apresentados: quem concorda e quem discorda. De qualquer forma, nós acreditamos que esse indicador é, e tomara que seja, apenas provisório, mas que faz sentido para aqueles que avaliam que o indicador deve ser ajustado. Portanto, as empresas devem avaliar o EBITDAC mas mensurar de uma forma documentada esses ajustes.

Quais são as despesas? Quais foram os impactos na sua margem? Quanto que sua receita realmente caiu por conta desse momento, ou quanto aumentou? O EBITDAC não é apenas ajustar a despesa, mas também ajustar  a receita. Será que sua receita atual vai continuar? Caso ela tenha crescido, mensure de forma mais assertiva para a maior segurança na análise de Finanças.

Ajuste no tamanho da empresa

O que devo fazer para não ter que ficar discutindo EBITDA ou EBITDAC? Ou fazer com o que ambos andem cada vez mais juntos? O primeiro ponto é preparar a empresa para o tamanho que ela é atualmente. Se eu tenho uma estrutura fixa de uma empresa que faturada 2x e hoje eu faturo 1,5x, é transformar minha empresa para que ela seja do tamanho que é no momento.

Ajustar o tamanho da empresa para a realidade não significa que é simplesmente sair cortando, demitindo de uma forma desenfreada ou sem análise. Muitas vezes perde-se talentos, investimentos importantes que trarão efeitos futuramente.

Portanto, um planejamento financeiro efetivo é muito importante, planejar criando cenários de diversas formas e a área da controladoria ajuda muito. Invista na sua área de controladoria para que você saia fortalecido dessa crise.

EBITDAC: pensamento em curto prazo

É o momento da Lei de Sobrevivência. Estamos em um período de “guerra” e, assim como para muitas empresas afetadas, o importante é sobreviver. Pense mais no curto prazo, avalie seu fluxo de caixa no curtíssimo prazo, faça planejamento de curto prazo olhando o efeito caixa. 

Para isso, olhe o giro de estoque. É muito importante rever precificação, é o momento de ter giro. É muito mais saudável poder trabalhar o giro de estoque, que ficar com mercadoria parada. Talvez tenha que sacrificar margem, mas isso faz caixa e o momento é a geração de caixa.

Diferencial competitivo

Por fim, tenha atenção ao diferencial competitivo. O que eu posso aprender nesse período de pandemia para implementar na minha empresa e trazer um diferencial competitivo no mercado? 

Essa grande oportunidade de rever e repensar os negócios é um caminho muito importante nesse momento. É muito possível que os mesmos depois de voltarmos à normalidade, uma grande quantidade de negócios seja impactada de tal forma que nos negócios antes do Coronavírus não fará mais sentido.

EBITDAC no Youtube

Gostou do nosso artigo? Confira também o vídeo abaixo sobre EBITDAC, apresentado por Moacir Vieira, sócio-fundador do Grupo Value. Pense sobre, estude sobre, engaje sua equipe e trabalhe constantemente buscando eficiência e diferencial competitivo. Nós, da Value, agradecemos a sua leitura e desejamos sucesso a todos e bons EBITDAC!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
Digg
Telegram
WhatsApp
Programa Treinee
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.
Trabalhe Conosco
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.

Quer encontrar o investidor perfeito para o seu negócio?