25 de junho de 2021

Sucessão familiar e Perenidade das empresas: case da Beckhauser

O Portal Gestão da Crise (site) fez um bate-papo com José Carlos e Mariana Beckheuser sobre Sucessão Familiar e Perenidade das empresas. A Beckhauser, que hoje é empresa sinônimo, quando o assunto é equipamento inovador de contenção e manejo de pecuária. O trabalho foi realizado em parceria com o Grupo Value, em termos de controladoria e sucessão, vamos conferir?

A visão no processo de sucessão familiar

A história é edificante, pois se trata de uma empresa de 50 anos de mercado e em ascensão na sucessão familiar. Veremos como os princípios arraigados nos processos auxiliaram nessa passagem de legado.

José Carlos passou a visão de futuro que tem sobre a empresa, agora com a sua filha e sucessora Mariana Beckheuser, ele diz que foi um processo em conjunto, além da sucessão a empresa passava por uma mudança de sede e também uma cisão de sociedade, momento em que conheceram o Grupo Value.

Sua visão é de que nesses processos, dava para planejar e redesenhar, pois nesse meio tempo, veio o decreto da pandemia e assim, tiveram que parar, mas com as ações sempre foram voltadas para uma gestão de pessoas, então a Beckhauser se encontra em um momento de encarar as situações que acontecem.

Crise e sucessão, como lidar com as situações sem prejudicar o negócio

 A forma de que a empresa passa de momentos de crise, está muito ligado ao DNA dos pioneiros, como empresa familiar, cada um passa um pouco seu conhecimento para que seja uma fase tranquila, sem muitos prejuízos, focando em visão de futuro, inovação nas soluções, no acreditar e no cuidado com as pessoas.

Qual o momento de realizar e como iniciar esse processo?

Todas as ações realizadas dentro de uma empresa, seja em processo, pessoas ou estratégias têm seu prazo e a grande questão é saber quando iniciar a estruturação de uma sucessão e entender que será feita pelo novo legado, para que assim os processos consigam ter visão de futuro.

A estruturação ocorre quando os envolvidos com as demandas da empresa entendem ser necessária evolução e organização de procedimentos. Na Beckhauser, Mariana notou isso e foi quando todo planejamento começou através de uma consultoria!

Como fazer a sucessão sem deixar que a empresa perca seus valores

Os valores de uma empresa são aprendidos de berço, como diz Mariana e isso foi ensinado a ela de forma que conseguisse entender qual o cenário da empresa, onde gostaria de chegar e como fazer isso perenizando esses valores que foram passados. 

Quais os principais obstáculos em uma empresa familiar

Um dos maiores desafios da sucessão é resolver os embates que ocorrem por conta das gerações não pensarem da mesma forma.

A necessidade de ouvir os dois lados e buscar a melhor saída é o que faz o processo ser bem-sucedido.

Além disso, entender que a reprodução das mesmas ações dará o mesmo resultado ou continuará o conhecimento, é preciso entender que as diferenças de pensamento que fazem a passagem de bastão e o futuro da empresa dar certo.

Dicas para empresas que querem iniciar a sucessão e não tomaram a coragem

Para quem ainda não começou, a dica mais importante é dê o primeiro passo, pois a sucessão é um processo e precisa ser estruturado de forma que o resultado seja a passagem de bastão de um legado para o outro com sucesso!

O Grupo Value realizou uma parceria de sucesso com a Beckhauser e tem o prazer de colocá-la como seu case de sucesso.

Se quiser conferir a série completa basta clicar aqui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
Digg
Telegram
WhatsApp
Programa Treinee
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.
Trabalhe Conosco
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.