15 de abril de 2020

Você enxerga as oportunidades de investimento em meio a crise?

Listamos alguns pontos que podem ser oportunidades de investimento ideais para o seu negócio.

  Não traremos mais um conteúdo de teor pessimista e catastrófico sobre os temas atuais, pois acreditamos que um posicionamento positivo e confiante é a melhor maneira de gestores encararem a crise, cultivando hábitos saudáveis visando inspirar seus colaboradores.

   Pensando assim, comentamos sobre fatos e oportunidades de investimento que podem ser ressaltados perante as adversidades.

 Vivemos tempos inimagináveis, dignos de produções de ficção científica, e que com certeza definirão na história mudanças na cadeia produtiva mundial.

 Mas nem tudo está perdido, pois analisando diversos pontos do mundo corporativo diversas oportunidades ainda são enxergadas:

Melhores termos em negociações com fornecedores

Eles também estão sentindo o impacto. Negociar com os seus fornecedores homologados, de contratos recorrentes, pode ser uma boa opção para o momento. Fazer acordos de consumo mínimo, seguindo as projeções de operação da sua empresa, pode melhorar as negociações de preço, prazo e estocagem, pois os fornecedores podem fazer entregas gradativas. 

Também há aspectos como melhor gestão de margem, e prazos de capital de giro, pois o estoque pode ser gerido pelo fornecedor, assim como os prazos de pagamento, deixando ele no controle de suas contas e seguro do seu recebimento. 

Observância

Nunca houve melhor tempo para se dedicar à limpeza ou reflexão sobre os gastos do seu negócio. Saber na prática como sobreviver com o essencial, nos ajuda a eliminar os excessos que não observaríamos nos  dia a dia.

Ressignificar o que são gastos essenciais, tanto nos aspectos operacionais, de viagem ou corporativo, podem dar novos ares à sua empresa, e inspirar um funcionamento mais enxuto e econômico para a próxima fase. Então, é a hora de fazer cortes inteligentes em excessos desnecessários.

Mercado consumidor com demanda diferente

Talvez seja a hora de revisitar o seu portfólio de produtos e serviços,  adaptá-lo, ou inventar soluções para serem oferecidas aos seus clientes neste momento, ante crise pós crise. Além de entender se há produtos em cadeia, que o mercado não irá consumir no momento, considere se vale a pena gastar com a produção e oferta dos mesmos.

Também é hora de analisar a sua dependência com o mundo digital. Fazer perguntas como: Como está o seu marketing? Seus produtos e serviços poderiam ter sido ofertados pelas plataformas on-line? Como está a performance do seu site, ele é atrativo?....  ajudam a planejar ações futuras e a dinamizar seu negócio, pluralizando os canais de venda e receita.

Compra de ações ou investimento em empresas

Nunca houveram tantas possibilidades de oferta, aquisição ou fusão de empresas. Para quem tem um caixa forte ou pretendia investir em carteira, fundo de comércio ou holdings, é hora de pensar em aplicações estratégicas visando levar sua empresa para outro patamar.

É interessante pesquisar a situação financeira de seus concorrentes, clientes ou fornecedores, que eventualmente podem estar negociando suas ações e shares, e seriam excelentes oportunidades de aquisições.

Para empresas com caixa, há ambiente para expansão de operações, com preços diferenciados e oportunidades únicas para se posicionar no mercado.

Ciclo de concorrência tende a diminuir

Logicamente, há uma configuração diferente de concorrência em tempos de crise, mas ainda é  importante manter a qualidade e preços competitivos.

Se o seu produto ou serviço se encontra em um grupo que está sendo afetado, adaptar preços nesse momento pode ser a chave para alcançar uma maior fatia de mercado.

Tendência no desemprego de pessoal qualificado

E por fim, uma das mais lamentáveis constatações: há possibilidade da sobra de mão de obra qualificada, pois muitas empresas não conseguirão adaptar o seu capital para manter empregos de alto custo.

Mas, para aqueles negócios que precisam de profissionais que darão suporte em tempos de retomada, essa disponibilidade pode dar abertura para contratações estratégicas e formação de times robustos para o cenário pós crise.

  A grande maioria das empresas já encarou em sua história tempos de adversidade. A Value, além de mensurar seus impactos, incentiva a todos os seus clientes e parceiros, a se posicionarem positivamente, tirando aprendizados e reflexões corporativas que nunca ficaram tão expostas.

  Algumas das ações mais recorrentes no momento foram: o planejamento de contas para a retomada, renegociação de contratos e até mesmo a inclusão de planejamentos de gestão de futuras crises.

  Conte com a Value para fazer a análise corporativa das oportunidades de mercado para sua empresa, ou, até mesmo, para o seu planejamento de retomada. Nossos profissionais estão à disposição e com energia para ajudá-lo a superar mais esse desafio.

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