30 de janeiro de 2020

Consultoria para Concessionárias de Máquinas Agrícolas: Cases de sucesso da John Deere

Descubra como ajudamos as maiores concessionárias agrícolas John Deere do Brasil a conquistarem o título de Leaders Club Mundial.

 Qual é a receita para ser o melhor? Vamos mostrar quais são as práticas das concessionárias agrícolas premiadas que as levam e mantém no topo. Afinal, ser referência é o sonho, mas se tornar um símbolo de alta competência é uma tarefa que exige muito cuidado e gestão constante.

   Veja como a consultoria especializada ajuda concessionárias de maquinários agrícolas brasileiras a serem reconhecidas mundialmente e saiba como suas práticas podem ajudar no seu negócio.

 

Principais objetivos da Consultoria para Concessionárias

O trabalho de consultoria para concessionárias agrícolas é especial porque se leva em consideração o alinhamento diversos times ou áreas com a estratégia do negócio, propondo soluções que também monitoram tanto a área fiscal quanto o capital de giro. Listamos abaixo algumas das iniciativas de responsabilidade dos consultores a serem tomadas em cada uma dessas áreas:

Delimitar os preços de venda das máquinas levando em consideração as variáveis de mercado;
Entender qual é o volume de serviços atual e quais devem ser priorizados;
Valorizar a Gestão de estoque e peças, trazendo uma constância na reposição e evitando produtos parados;
Visualizar o plano de vendas e enxergar os produtos agregados e seu posicionamento;
Posicionar o preço e oferta dos serviços técnicos;

Construção de um Plano Orçamentário fundamentado e sustentável;
Definir metas claras e atingíveis, estudando o mercado e projeções futuras;
Entender quais são os parâmetros para Premiações e quais ações devem ser tomadas para seguir esses parâmetros;
Estabelecer um processo de Controladoria que suporte as tomadas de decisão e apresentem métricas confiáveis do negócio;
Ver a necessidade de implantação de um sistema de BI e seus benefícios, e possivelmente treinar o pessoal para a utilização;
Facilitar a Prestação de Contas sumarizando processos e padronizando relatórios de informação.

Auxílio na Gestão de prazos médios;
Adequar venda/tempo de fechamento de pedido, assim como propor solução de possíveis GAPs;
Facilitar a Gestão do Caixa sistematizando todas as informações necessárias;
Mediar a Aplicação e Captação de recursos, tendo as métricas de ganho por investimento e prazos reais de retorno.

Revisão de DRI;
Proporcionar Auditorias fiscais e tributárias, para trazer a consciência do negócio e entender as possíveis mudanças;
Entender como é possível a Redução de Carga Tributária, valorizando todos os incentivos federais para essa área de atuação;

 

Quando os gestores têm clareza sobre o fluxo de caixa, volume de vendas, lucro e carteira de clientes, delimitar metas práticas de orçamento vira uma tarefa muito menos desgastante.

Mas isso só é possível quando a qualidade da informação gerada dentro da empresa é clara e assertiva. Tarefa que pode ser apropriada aos consultores e que facilita a vida não só dos gestores, mas como de muitos outros times.

Ter um negócio que funcione com eficiência só é possível quando todos os aspectos citados acima estão em harmonia.

E quando o time de consultores especializado ajuda com propostas e ações que integram os processos do seu negócio, a evolução e maturidade são expressivos, posicionando as concessionárias que aderiram aos serviços como as melhores do mundo em sua categoria.

O PRÊMIO JOHN DEERE

   A John Deere, multinacional fornecedora de máquinas agrícolas, conta com algumas representantes no Brasil. Seu alto padrão e imagem internacional exige que as empresas que carregam seu nome se tornem exemplos de operação, desempenho e atendimento ao cliente.

   Para estimular as condutas esperadas a empresa elege  anualmente os concessionários Leaders Club de todo o mundo, reconhecendo formalmente os esforços de sua rede em alcançar os padrões mundiais de excelência.

  O troféu Leaders Club é dado às concessionárias que atingiram os patamares excepcionais de eficiência operacional, rentabilidade, sustentabilidade e atendimento aos clientes.

 

 

COMO ELAS CHEGAM LÁ

   Como os requisitos são muitos, ganhar esse reconhecimento é fruto do trabalho excelente de gestão feito pelas concessionárias agrícolas, seu planejamento é sempre muito bem desenvolvido e estruturado, permitindo a alta performance da governança e garantindo a melhoria contínua de seus processos. 

   Elas são muito conscientes sobreo posicionamento seu negócio, tem sua saúde financeira controlada e sadia, e sabem como lidar com o mercado de forma eficiente. O foco dessas empresas é no objetivo final pois elas: 

  • Sabem que, muitas vezes, diversificar na proposta de vendas e propulsionar produtos com menores margens pode ajudar no posicionamento de mercado. 

  • Entendem como funcionam os impostos e vantagens legais de sua área de atuação e aproveitam desses créditos para melhorar seus indicadores financeiros e ter um correto enquadramento fiscal.

  • Adotam políticas que os permitem gerir melhor os estoques e o capital de giro, entendendo o timing do mercado.

  • Gerem bem sua carteira de clientes e entendem de perto suas necessidades pontuais e futuras.

  • Entendem as estratégias necessárias para antecipar o recebimento de clientes (Lead Time) no processo de financiamento, pois sabem que em um negócio com grandes prazos o resultado das vendas nem sempre se reflete no caixa.

  • Dominam a relação entre o seu desempenho e os juros que pagam, para que não interfira em seu resultado final de lucro.

 

   Mas como chegar a esse nível de clareza sobre o próprio negócio? A receita de muitas delas é simples: contratam consultorias especializadas que integram a estratégia de negócio nas diferentes áreas de funcionamento, cuidam da área fiscal e trabalham a governança junto aos gestores.

EXEMPLO DE EXCELÊNCIA

   Assim, as análises geradas tornam a visão de negócio muito mais ampla e as decisões mais práticas e confiáveis, capacidade que se torna essencial para a gestão de excelência e governança segura, como explica Juarez Gavinho, CEO da Iguaçu Máquinas, também parte do Leaders Club:

   Outro exemplo é a Cocamar Máquinas, uma das cinco empresas brasileiras homenageadas com o prêmio, conquista que se deve ao alinhamento da concessionária com os objetivos que norteiam a John Deere. A qualidade do trabalho de consultoria feito pela Value também trouxe grande satisfação, explica superintendente de Negócios, Grãos e Insumos, Arquimedes Alexandrino.

 

   A empresa que é destaque em pós-vendas, tendo participado e sendo certificada em todos os projetos da John Deere, como o Power Service, agendamento eletrônico, Simova (apontamento eletrônico), entre outros.

 

SUA EMPRESA TAMBÉM PODE CHEGAR LÁ.

   Sua concessionária já pensou em como ampliar lucrosotimizar os processos ou atingir altos índices de performance? A Value conta com especialistas que podem sugerir ações e suportar a implementação de transformações como:

– Assessment e diagnóstico dos mecanismos de governança

– Criação de umBMP – Business Map Plan

– Revisão e validação de impostos

– Auditoria estoques 

– Organização do fluxo de caixa e planejamento financeiro

   É com grande satisfação que compartilhamos que  entre os quatro Concessionárias Classe Mundial e também premiados como Leaders Club 2019três são clientes Value sendo eles: Iguaçu Máquinas, M A Máquinas e Terra Verde.

 

CONTE CONOSCO

   Value é uma empresa de consultoria empresarial com ampla experiência no agrobusiness e no segmento de máquinas agrícolas. São mais de 15 anos atendendo as grandes marcas. Atualmente temos em nosso portfólio John Deere, Valtra e Massey Ferguson.

   Faça como essas empresas e conte com todo suporte nas decisões estratégicas. Quer a opinião de um especialista sobre o seu negócio? Fale hoje mesmo com um consultor Value.

 

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