29 de abril de 2020

Como preparar a sua empresa para o novo cenário econômico

O seu negócio está preparado para o cenário econômico pós crise? Listamos alguns pontos de atenção para você se planejar.

Fazer previsões para o cenário econômico do ano de 2020 é uma tarefa desafiadora, pois temos de levar em consideração que ele é um verdadeiro mistério em suas aplicações mundiais, nacionais ou até mesmo regionais. 

E, para esclarecimento de nosso título, não temos uma bola de cristal que nos apresente todas as fórmulas de superação, ou as medidas convictas capazes de levar as empresas ao sucesso. 

A única fonte de informação com a qual podemos contar é a experiência de nossos especialistas, que em mais de 20 anos de experiência vem ajudando inúmeras empresas a superar crises, como a de 2008.

Sendo assim, dirigimos perguntas aos nossos consultores e listamos diversas mudanças organizacionais, as quais podem ser bem aceitas e valorizadas nos próximos meses, para empresas de todos os portes e setores.

Mesmo com redução nas operações, estratégias devem ser traçadas e revisadas constantemente em períodos de incertezas. Parar completamente pode não ser uma decisão certeira e a falta de receita pode afogar o seu negócio.

Trace objetivos e ações plausíveis de curto, médio e longo prazo, e ajuste as suas expectativas para todos os tipos de cenários, principalmente os piores.

Você pode começar delimitando diversos cenários econômicos possíveis, e estabelecer ações estratégicas para cada um deles, corrigindo e adaptando sua rota de ação de acordo com as tendências do mercado.

 

Ações dentro de casa

Por mais que signifique adaptar seu funcionamento, aconselhamos a preservação de empregos e da mão de obra qualificada. Assim que os serviços voltarem, recontratar e treinar funcionários poderá ser um desgaste somado à perda de tempo, superando a manutenção do pessoal já treinado e alinhado aos seus objetivos e estratégias.

Existe a possibilidade de utilizar-se das manobras do governo para empréstimos ou revisões de contrato (todas listadas em nosso report), ou adaptar seus gastos revendo o seu planejamento financeiro, no qual temos um (guia) para você.

Entre todas as ações, uma boa gestão do quadro de colaboradores é essencial, analisando profundamente todo o potencial de seus colaboradores.

Rever políticas

De Prazo – Para seus clientes que já estão em processo de pagamento, ou para futuras aquisições, já que todos foram impactados de alguma forma, essa revisão pode ser uma boa estratégia de relacionamento e de promoção do seu negócio.

 

Limites de Crédito ( e concessão de crédito para clientes) – Deve-se entender com mais cautela a situação dos clientes, revendo políticas de aquisição do crédito e análise de bons pagadores. Ofertar crédito nesse momento, com cenário econômico incerto, poderá atrair pessoas de má fé, que podem não ter a intenção ou possibilidade de pagar suas dívidas.

Contas a receber

Revisar a situação de suas contas a receber deve ser uma tarefa constante nos próximos meses,  ajudando na previsão de pagamento dos seus custos e salários. Contar com o recebimento de pagadores improváveis gera desgastes tanto para parte cobradora, como para a que não tem como pagar.

Estocagem e relação com fornecedores

Conferir junto aos seus fornecedores qual será a real demanda de estocagem trará benefícios para ambas as partes: o fornecedor por ter o seu ajuste de produção e você com menos dívidas por capital parado.

Outra maneira de cultivar a proximidade e parceria com seus fornecedores é a transparência. Ser honesto com a sua situação econômica e como você lidará com os compromissos de pagamento é fundamental para uma boa relação.

Nesse momento e no futuro próximo, com um cenário econômico diferente, a confiança em cadeia fortalecerá relações entre clientes, empresas e fornecedores.

A revisão de quais são os fornecedores estratégicos, que entregam mesmo em momentos de crise, será esclarecedora para o próximo passo da sua empresa.

Cada empresa precisa demonstrar em seus atos que está posicionada de uma forma séria e que não pretende dar o calote em ninguém.

Preparação para tomada de crédito

Negócios independentes precisam repensar e planejar, caso precisem adotar pela primeira vez compromissos com crédito.

Aos familiarizados com crédito, orientamos repensar suas taxas de juros e renegociações de dívidas, caso precisem de mais investimentos, levando assim a ajustes organizacionais de custos. 

E os negócios que ficarão estrangulados, deverão adotar uma reestruturação severa para conseguir suportar períodos com faturamento aquém.

Saber explorar oportunidades do mercado

Já comentamos em outro POST que oportunidades ainda podem ser exploradas em momento de crise como esse.

E para os cenários econômicos que seguem, mesmo que você não as considere em um primeiro momento, as oportunidades que listamos são pontos que podem ser levados em conta.

Lembramos que os efeitos econômicos ainda estão em transição. Não afirmamos que o pico já chegou, ou que as coisas podem piorar, mas diversas análises econômicas apontam grandes setores que prosperam, se posicionando em meio à redução no consumo. 

O momento é de planejamento, e o a adaptação ao novo cenário econômico é um passo essencial para a conservação e blindagem do seu negócio. Temos nesse LINK a listagem de todas as mudanças governamentais na legislação, atualizadas diariamente. 

Conte com os especialistas da Value para te ajudar a planejar e rever as projeções do seu negócio. Agende uma conversa ou clique no link abaixo para deixar uma mensagem. A Value está com você, frente a qualquer circunstância.

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