Blog

Saiba como fazer o Business Intelligence te ajudar a alcançar o potencial da sua empresa

Blog

Saiba como fazer o Business Intelligence te ajudar a alcançar o potencial da sua empresa

 

   O mercado competitivo está em contínua evolução, o modo como fazemos negócio muda a cada ano e traçar um planejamento sem a rota da tecnologia não é mais uma opção. Ela  exige a melhoria constante das empresas, que precisam ser cada dia mais assertivas e objetivas. 

   Porém, atualizar os sistemas de informação e aderir a modernização de processos pode ser um passo delicado e moroso para muitos negócios.

   Apesar da aparente complexidade, adotar sistemas que melhoram o funcionamento do negócio e dão direcionamento aos dados gerados não precisa ser um bicho de sete cabeças. Na verdade, eles chegam para otimizar o planejamento e dar um ar de unidade a todos os times que, por muitas vezes, trabalham sem um objetivo em comum.

 

O que é Business Intelligence?

 

   Business Intelligence (BI), também chamado de Inteligência de Negócios ou Inteligência Empresarial, é o conjunto de sistemas e ferramentas que utilizam a tecnologia da informação para extrair dados e transformá-los em informação acessível. Elas têm o poder de interligar várias de fontes de dados, como sistemas financeiros, de CRM e até planilhas de excel.

   O BI surgiu para reduzir dados aparentemente desconexos em informações que guiam a tomada de decisão dos gestores. Ferramentas de Business Intelligence coletam, organizam e analisam as informações que são geradas diariamente nas operações da empresa, desde produtos e serviços vendidos até dados financeiros e dos clientes.

 

 

Como o Business Intelligence te ajuda  a prever o futuro? 

 

   Quando você extrai informações relevantes do banco de dados que a sua empresa gera, você pode ter muito mais clareza sobre quais decisões tomar, e fazer análises preditivas e prescritivas que vão te ajudar: 

   Permitindo diagnosticar o que poderá acontecer no futuro com um nível aceitável de confiabilidade, incluindo alguns cenários alternativos e avaliações de riscos, assim compreendendo melhor os clientes, os parceiros, delineando melhores produtos, identificando potenciais riscos e as oportunidades de novos negócios.

   E, por meio de técnicas de análise de dados, simulações, processamento de eventos e recomendações, ele pode identificar quais os efeitos das futuras decisões e então ajustá-las para que possam cumprir com os propósitos da empresa.

   Quando utilizadas corretamente, ferramentas de BI se tornam essenciais para te auxiliar no planejamento de gestão, detectar erros nos processos e avaliar a produtividade dos funcionários por meio de indicadores de desempenho.

   Se a sua empresa já trabalha com o Business Intelligence é importante saber se os dados produzidos estão coerentes com as necessidades e regra do seu negócio. 

   Se o desempenho não está correspondendo às expectativas, é hora de rever os processos de BI e encontrar os possíveis erros que estão prejudicando a qualidade da informação. Pode ser a hora de capacitar o seu time para lidar com elas, já que muitas vezes um treinamento se torna necessário para a eficiência da gestão e potencialização das análises.

 

O que você o seu time precisa saber para fazer o BI rodar

 

   Cada negócio produz dados diferentes, e precisa que suas análises sejam ajustadas à demanda. Sendo assim: 

1. Definir quais são os principais indicadores que o Business Intelligence deve produzir é uma tarefa essencial e que deve ficar clara para que todos os ajustes posteriores nas ferramentas sejam precisos.

2. Depois dos indicadores, os assuntos e acessos por área devem ser estipulados, e é muito importante e útil que essas mudanças sejam feitas dentro da sua plataforma de BI, pois elas darão fluidez e agilidade nas análises além de facilitar o uso.

3. Seu time, ou a pessoa que lida com o BI da sua empresa, também deve saber planejar e organizar o que a ferramenta tem de trazer como informação, sabendo adequar tanto o layout como o painel de gestão, alinhando-os às demandas. 

4. Uma tarefa essencial e que deve ser atrelada ao Business Intelligence independente do ramo de atuação da sua empresa é a gestão orçamentária. Todos os softwares têm essa funcionalidade, que deixa muito mais clara e visual a situação da saúde financeira do seu negócio.

 

 

A sua ferramenta de BI está atendendo as necessidades do seu negócio?

 

   Os sistemas de Business Intelligence podem se apresentar altamente complexos para um time ou empresa que está em seu primeiro contato, e muitas vezes podem não ser utilizadas da melhor maneira, já que elas compreendem a capacidade de conversar dados de várias áreas diferentes da organização.

   Você não conhece ou teve pouco contato com as ferramentas hoje disponíveis no mercado? Aqui reunimos algumas delas:

Tableau

Tableau é uma ferramenta de BI com mapeamento e análise de pesquisas e dados de séries temporais. Um de seus recursos mais interessantes é o uso do Processamento de Linguagem Natural, que permite que os usuários descrevam o que querem visualizar.

PowerBI

A Microsoft Power Business Intelligence é um dos pacotes de ferramentas mais populares do mercado, que permite a criação de análises rápidas com base em planilhas do Excel ou bancos de dados locais.Os painéis são intuitivos e oferecem uma visão completa da empresa, simplificando o gerenciamento de informações.

Qlik View 

O objetivo da Qlik é dar a qualquer pessoa na empresa acesso a todos os dados - sujeito, é claro, às políticas corporativas de governança de dados. O QlikView é uma plataforma de Business Discovery que oferece BI de autoatendimento para todos os usuários de negócios das empresas. Com ele  você pode analisar os dados e usar suas descobertas de dados para dar suporte às tomadas de decisão. O sistema permite que você pergunte, responda às suas próprias perguntas e siga seus caminhos para as ideias e permite que você e seus colegas tomem decisões de forma colaborativa.

Value BI

Além da assessoria da adequação das plataformas de BI já existentes a Value desenvolve uma plataforma personalizada que atende especificamente às necessidades dos clientes.

   A parceria com a Horus proporcionou que o time de especialistas da Value pudessem alinhar as necessidades específicas de seus clientes por meio de um software robusto e de alta penetração, possibilitando o aprimoramento da análise de dados.

   Esse software otimizado singulariza desde o formato dos acessos, conteúdo e relatórios até o layout e interface, atendendo especificamente os pontos de necessidade da empresa e otimizando a linguagem para que ela se torne mais acessível à gestores ou ao time competente.


O potencial de uma consultoria especializada 

 

   Na hora de escolher um novo sistema, ou assumir a personalização de um que você já trabalha, pode ser interessante contratar consultorias com experiência e que podem facilitar esse processo para você. Uma empresa de consultoria pode:

 

> Trabalhar diretamente com o desenvolvedor da plataforma, dando direcionamentos claros e técnicos. 

 

>Adequar a inteligência de gestão para que as áreas da sua empresa se comuniquem.

 

> Facilitar a assertividade dos controles e relatórios, cuidando para que os layouts sejam coerentes, corretos e dentro de uma linguagem amigável para os gestores.

 

   Muitas vezes é preciso “pôr na ponta do lápis” se compensa todo o desgaste e desprendimento do seu pessoal para assumir um projeto como esse. A capacidade técnica que as consultorias podem tornar muito mais prático e simples um processo que muda a forma de gestão da sua empresa.

 

Sua plataforma de Business Intelligence está realmente te ajudando? 

 

   Se você já trabalha com um software e precisa de ajuda para explorar o seu potencial, ou precisa de uma solução personalizada para sua empresa, fale com um consultor da Value e tire suas dúvidas.

 Somos uma empresa de consultoria empresarial com sedes em Londrina e Maringá, especialistas em diversas áreas como: Governança Corporativa,  Investimentos,  Auditoria...

 

Texto: Rafael Fonseca, Consultor Value Group