Blog

A Controladoria no Processo de Gestão

Blog

A Controladoria no Processo de Gestão

A controladoria é a área da empresa responsável por projetar, atualizar e garantir a eficiência e a confiabilidade dos mecanismos que dão suporte à implantação da estratégia, assumindo um papel fundamental na administração do negócio, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão por meio da manutenção eficiente de um sistema de informações integrado que poderá suprir a escassez de informações para a tomada de decisão.

            O monitoramento contínuo é fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Afinal, em um mercado de constante desenvolvimento, novas demandas surgem, e é preciso estar atualizado para garantir a competitividade e o esclarecimento do público consumidor.

            Nesse cenário, é essencial contar com um planejamento estratégico, que preveja demandas diversas de clientes, fornecedores e outros stakeholders. É exatamente nesse ponto que a função da controladoria se faz necessária, pois é o profissional desta área que faz o monitoramento exigido para que os objetivos desejados sejam alcançados.

            Isso acontece por meio da integração de áreas e agrupamento de informações, que permitem elaborar relatórios financeiros e gerenciais. O resultado é uma precisão maior na gestão, que permite optar pelo melhor caminho e encontrar as soluções mais adequadas.

            A área de controles, tem como missão zelar pela continuidade das organizações e objetiva suprir as necessidades de informações aos gerentes, controlando os diversos setores da empresa por meio do planejamento, organização, execução e controle. É uma área importante porque otimiza o processo decisório na gestão, tornando as decisões e planejamento estratégico mais ágil e eficiente. Torna ágil, também, o processo organizacional da empresa, coletando informações que auxiliam gestores em seus planejamentos e no alcance do objetivo da empresa.

            Portanto, o objetivo da controladoria nas empresas, nada mais é que auxiliar que todas as áreas tenham um bom desempenho na direção correta para alcançar o objetivo econômico-financeiro alvo. É, também, o centro de dados e informações seguras e precisas referente ao negócio. Ao mesmo tempo, controla os custos, gastos e investimentos para garantir que nada saia do planejado. Além disso, é importante no monitoramento e acompanhamento dos resultados, prezando pelo alcance da meta principal e integração das áreas.

            A Controladoria é uma garantia de que a empresa está no caminho certo para seu objetivo, otimizando resultados, sendo eficiente e tendo um bom desempenho de todas as áreas de forma administrativa e econômica. Um trabalho bem feito da Controladoria é quando a área consegue construir uma boa estrutura organizacional, com critérios eficazes de controle e qualidade, tornando-se uma fonte rica de informações sobre a empresa e suas áreas, sendo capaz de montar o planejamento ideal para a empresa, considerando suas necessidades e seu objetivo central.