Blog

Valuation

Blog

Valuation

Você sabe o que significa o termo Valuation?

De acordo com Damodaran (2018) todo ativo, independente da sua forma, possui algum valor e, portanto, pode ser avaliado.

Valuation é um termo em inglês, que pode ser traduzido como avaliação, estimativa ou apreciação de valor. O termo é comumente usado no contexto dos negócios para ‘estimar valor’ a uma determinada empresa.

Essa avaliação refere-se a uma análise financeira-econômica e quantitativa do negócio, sendo assim, é um processo objetivo e demanda embasamento através de uma metodologia.

Então como fazer o Valuation do meu negócio?

É importante ter em mente que existem diversos métodos de fazer a avaliação econômico-financeira de uma empresa, e o primeiro desafio é então, o de determinar o mais adequado à sua realidade.

Alguns métodos amplamente utilizados no mercado são:

Fluxo de Caixa Descontado – Ferramenta mais utilizada pelo mercado. Nesse cenário é realizada uma projeção da capacidade de geração de caixa da empresa nos próximos anos, com o desconto que o tempo exerce sobre o valor futuro através de uma taxa de desconto que leva em consideração os riscos assumidos.

Múltiplos EBTIDA – Nesta ferramenta é necessário fazer uma análise relativa com o mercado, buscando comparabilidade entre desempenhos econômico-financeiros de empresas com características parecidas. Aqui assume-se que o mercado corrige as avaliações realizadas e busca uma aproximação entre o valor de ativos similares. Ao determinar o múltiplo que o mercado está negociando os ativos você estabelece uma faixa de valor. Esse método não leva em consideração o potencial de crescimento e o risco da empresa.

Método Venture Capital – O método de Venture Capital é mais utilizado em Startups que já estão inseridos no mercado, mas ainda não atingiram seu potencial total de venda. Aqui a ideia é avaliar o lucro que o potencial investidor irá obter a médio/longo prazo. Nesse método utilizamos o referencial de Preço/Lucro do mercado e a taxa de desconto esperada pelo investidor.

Seja qual for a metodologia escolhida, o valor obtido sempre será afetado por dados e informações relativas ao mercado e a empresa avaliada. Essas informações devem ser tratadas em conjunto com a expertise financeira para que o resultado final seja o mais assertivo possível em resposta às variáveis existentes.

Quando é o momento de avaliar?

Aplicar o Valuation ao seu dia-a-dia empresarial agrega inúmeras vantagens competitivas à sua empresa e pode ter diferentes objetivos estratégicos em cada caso.

Ele é fundamental em qualquer processo de compra/venda de participação na empresa, também é útil quando a intenção de reestruturar e aumentar o seu valor visando uma futura negociação ou até mesmo se beneficiar dos processos envolvidos na avalição como instrumentos de gestão financeira da empresa.

Por mais que existam metodologias, é importante ter em mente que o Valuation deve sempre aproximar o empreendedor do mercado e não ao contrário. Essa comunicação é extremamente delicada e deve ser trabalhada com expertise.