Blog

Planejamento Financeiro

19 de setembro de 2019 | Blog

Planejamento Financeiro

Como realizar um planejamento financeiro eficaz?

O planejamento financeiro é um conjunto de ações, controles ou procedimentos que permitem clareza em todas as movimentações financeiras e possibilitam o estabelecimento de metas, projeção de cenários e ações a serem realizadas na empresa.

 

A partir de um planejamento financeiro o empreendedor pode conduzir todas as transações que envolvem o seu negócio a um curto, médio e até longo prazo, assim como alcançar resultados financeiros cada vez mais satisfatórios ao seu negócio.

 

Qual empreendedor não gostaria de ver sua empresa trazendo resultados financeiros cada vez melhores?

 

Para isso, não basta trabalhar muito e torcer para que os resultados venham, é preciso fazer um planejamento financeiro eficiente, que realmente ajude o seu negócio a crescer.

 

Planejar faz toda a diferença para o seu negócio deslanchar. Isso em todas as áreas: estratégia, gestão e operações. Ao realizar um planejamento financeiro, você consegue visualizar claramente quanto você pretende faturar, gastar, investir e lucrar, podendo assim planejar a melhor forma que utilizará seus recursos.

 

Quanto mais detalhado for o seu planejamento, mais preparado você estará para lidar bem com os cenários que irão surgir, correndo riscos calculados, antecipando-se a imprevistos e evitando surpresas desagradáveis, o que dificulta a realização dos objetivos propostos.

 

Seguem algumas dicas para um bom planejamento financeiro:

1. Tenha noção exata da situação da sua empresa;

2. Anote tudo, até gastos pequenos;

3. Trabalhe com com várias possibilidades e projete cenários;

 

Feito isso:

 

· Defina objetivos e metas que reflitam as projeções;

· Mapeie ações necessárias para que as informações registradas se tornem realidade;

· Crie um cronograma realista dessas ações;

· Dividida tarefas conforme as responsabilidades e competências de sua equipe;

· Mensure resultados;

· Documente as suas ações para que possam ser avaliadas futuramente.

 

Lembre-se que somente um planejamento financeiro bem estruturado permitirá que você tenha clareza das premissas que adotou para crescimento.