26 de fevereiro de 2020

A Controladoria nas empresas: como o case da Beckhauser demostra sua importância

Veja como a Controladoria nas empresas pode ser o diferencial principais tomadas de decisão.​

  Gestão Empresarial. Tema recorrente tanto em empresas em fase de incubação quanto entre multinacionais.

  Ter sucesso em gestão significa que você alcançou os melhores patamares de  integração entre os planejamentos: Estratégico , Tático e Operacional, em conjunto com um Orçamento Empresarial realista e bem estruturado. 

   Mas, para quem ainda não chegou lá, é preciso correr atrás da máquina dos negócios e associar: processos, planos, projetos e pessoas. Além de garantir seu alinhamento com os objetivos traçados.

  Para isso, a controladoria nas empresas se tornou fundamental para gestores que necessitam de relatórios gerenciais que expressem a realidade de seus negócios.

Mas afinal, o que é controladoria?

   A controladoria não é apenas uma área operacional.

 Suas responsabilidades atuam desde a estratégia, até a conformidade de regulamentações e leis. Passando por diversos times, coletando os vários tipos de dados.

 Resumidamente, ela é a área fornecedora de informações financeiras e administrativas para os gestores. 

  É como se a empresa tivesse sobreposto as áreas de Contabilidade, Administração, Planejamento Estratégico e, da interseção delas surgisse uma nova área.

 Essa com o objetivo de apoiar os processos de: análise, planejamento, implementação e controle da estratégia empresarial, facilitando as tomadas de decisões.

Quais são os objetivos da controladoria?

   Uma das missões da controladoria é garantir que as informações adequadas cheguem aos gestores.

 Ela é responsável por: buscar informação, alinhar departamentos, estabelecer metas e sanar as necessidades orçamentárias específicas de cada setor. É a área que:

   Todo negócio se beneficia quando a controladoria é bem gerida ou implantada, pois muitas perspectivas ficam claras e processos diários são definidos com eficiência. 

O papel do Controller

   Dentre as tarefas de um profissional de controladoria estão:  extrair e consolidar informações relacionadas ao orçamento (de todas as áreas), gerar relatórios e análises que resultem em uma precisão maior na gestão e, esclarecer as soluções financeiras adequadas para cada organização.

   O controller, na maioria das vezes, coordena as ações do Analista de Controladoria, que por sua vez, tem como função: coletar informações dos custos, despesas e receitas de cada área da empresa, para a elaboração de projeções financeiras. 

 Para empresas que ainda não implementaram uma área de controladoria independente, é possível o treinamento dos responsáveis pelas finanças, ou até a contratação de uma consultoria que assume as responsabilidades dessa área externamente.

  A consultoria, por sua vez pode elaborar o treinamento dos atuais funcionários, e ajustar suas funções para que se alinhem com as necessidades e alimentação dos dados da controladoria.

  Podemos então entender a controladoria não só pelos profissionais alocados nela, mas nos papéis e responsabilidades que este departamento deveria desempenhar, tais como:

  • Construir uma boa estrutura organizacional;

  • Estabelecer critérios eficazes de controle e qualidade;

  • Ser uma fonte rica de informações sobre a empresa e suas áreas;

  • Montar o planejamento ideal para a empresa.

 

A controladoria nas empresas deve ser personalizada

  Cada negócio tem suas particularidades, por isso, acreditamos que é necessário despender tempo e criar as soluções personalizadas para cada ramo de atuação.

  A Value elaborou diversas soluções, tanto para empresas que precisam de um direcionamento com as suas finanças, até para as que pretendem (ou tem a necessidade de) criar um departamento de controladoria próprio. 

 Um exemplo é a Beckhauser Troncos e Balanças, empresa fornecedora de equipamentos para produtores rurais, e de grande influência na região Oeste do Paraná.

  Sua parceria com a Value mudou o seu modo de entender os números, o que possibilitou a empresa a crescer e atingir ganhos expressivos, como conta o Controller Robson Ottersbach:

O Case da Beckhauser

Como uma controladoria eficiente é essencial para o negócio decolar

  A atuação da Value na Beckhauser envolveu a integralidade do negócio, e mesmo depois da conclusão dos trabalhos iniciais, o suporte do Grupo Value como consultoria estratégica ainda é reconhecido e demandado pela empresa. 

Um exemplo é no atual processo de expansão, onde a Beckhauser, que pretende mudar para Maringá/PR. Nesse processo eles contam com a Value para:  

  A metodologia aplicada pela Value, para atender à demandas anteriores, foi essencial para o estabelecimento de um sistema de suporte sustentável na Beckhauser.

 A atuação em esferas como Gestão Orçamentária, Controles Internos e Estruturação de Remunerações fizeram toda a diferença no processo de maturidade organizacional e projeções do negócio futuro.

Pela adoção dos processos de Gestão Orçamentária, a Beckhauser atingiu uma consciência organizacional muito maior, e que hoje é o suporte para suas decisões.

Com os Controles Internos, a Value entendeu como o negócio da Beckhauser funcionava, e assim definiu os principais processos que deveriam ser alinhados, para que os números do sistema expressassem a realidade.

Com esse caminho claro, a Value,  juntamente com os times que nutrem os sistemas, definem periodicamente a melhor forma de utilização e como o pessoal deve adequar a rotina de vendas para que não falte nenhuma informação.

A parte de contabilidade gerencial dentro do sistema também é levada em consideração sendo administrada pelos consultores, que por sua vez controlam as métricas com o PowerBI construído especialmente para a Beckhauser pelo time da Value.

A Beckhauser também conta com profissionais que ajudam a estruturar pagamentos de representantes e distribuidores, pois cada um tem métricas diferentes e complexas para formar a remuneração justa e sem debates.

E por fim, um negócio só decola quando ele posiciona seu produto de forma correta, e a Value ajuda na formação do preço de venda, pois pesquisa e monitora o mercado da Beckhauser constantemente, garantindo que ela não perca oportunidades por esse quesito. 

Assim, a parceria da Beckhauser com a Value traz bons frutos e é apreciada pelos clientes satisfeitos:

  Fazer com que a controladoria nas empresas seja uma ferramenta eficiente é um investimento de longo prazo, mas que precisa começar a ser planejado agora.

 Entretanto, você não precisa assumir esse projeto sozinho. Os consultores da Value estão à disposição para te ajudar a implantar a controladoria que vai levar você, e a sua empresa, ao sucesso. 

  Somos uma empresa de Consultoria Empresarial que conta com um time especialistas em implementação e suporte à controladoria, que carregam em sua história cases de sucesso como o descrito acima. 

  Já pensou em implementar a controladoria na sua empresa mas não sabe como e nem por onde começar? Então fale com um de nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit
Digg
Telegram
WhatsApp
Programa Treinee
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.
Trabalhe Conosco
Click or drag a file to this area to upload.
Click or drag a file to this area to upload.